About

[pt-BR]

Este blog foi criado com a intenção de ser um diário para minha jornada profissional como Cientista da computação e o que eu tenho aprendido/trabalhado ao longo do tempo. Falando em jornada, segue uma timeline da minha vida profissional/acadêmica:

2014:

  • Trabalhei no C.E.S.A.R. como front-end developer, basicamente utilizando Angular.js e muiito javascript
  • Comecei na UFPE em ciências da computação

2015:

  • Fiz iniciação científica em redes neurais probabílisticas, foi meu primeiro contato com Data science na vida, uma época que aprendi muito.

2016:

  • Trabalhei em um dos projetos mais gratificantes da minha vida: O Amadeus 2.0. Nele eu fui Backend, DBA, Front end, tudo que você passa imaginar mas o mais legal de tudo era ter uma equipe de 6~8 cabeças que desenrolaram muita coisa com pouco conhecimento mas muita vontade, foi show de bola.

2017:

  • Nesse ano além de ainda continuar no Amadeus eu também comecei meu estágio na In Loco. Lá foi onde eu tive meu primeiro contato com BigData. E também onde tive contato com boas práticas de código em Java e outras linguagens

2018:

  • Ano em que me formei e sai do inferno. E também o ano em que me desenvolvi muito na In Loco, aprendi bastante sobre engenharia de dados e também sobre o framework Apache Spark. Além de ter praticado bastante meu lado data scientist para o TG pro curso.

2019:

  • Um ano que me mudei bastante, trabalhei com Data Engineer na Passei Direto e aprendi muito sobre como fazer algo onde “só tem mato”, então levei muito do conhecimento que adquiri com o pessoal da In Loco pra lá. Utilizei muito o Apache Airflow e também aprendi bastante sobre AWS, foi onde conheci sobre vários produtos deles como o S3 (conheci de verdade), o EMR e também o Kinesis.
  • Também trabalhei na oncase e lá foi onde que eu fiz de tudo mesmo, foi bem interessante a parte de como eu tinha liberdade para estudar lá, então eu me aprimorei bastante em processos e também em Devops, aprendi muito sobre Terraform o que deixava bem fácil replicar todo um ecossistema. Também aprendi sobre web crawling, e foi neles que eu também aprendi sobre vários domínios por conta dos clientes.

2020

  • Este ano eu comecei meu Mestrado no Cin-UFPE.
  • E também to enfrentando um desafio muito interessante de ser 100% remoto como Data Engineer. Na RouseAnalytics/Prediktive a gente utiliza Google Cloud Platform e eu tô cada vez mais convencido de que é muito melhor que AWS mas o povo insiste em sofrer porque a AWS é a Nº1.

[en-US]

This blog was created to show my journaling the journey of my profissional life as Computer Scientist and what I’ve learned so far.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s