Chatices do Django Rest Framework – Autenticação

Hoje eu vou falar sobre um problema bem simples, a autenticação. Que é basicamente a função de identificar um usuário. Em Django Rest Framework(DRF), é possível fazer isto de forma bem tranquila, só é preciso utilizar uma das possíveis formas de autenticação descritas na documentação.

No projeto que participo, tentei utilizar o DRF para autenticação de usuários utilizando o formato de Tokens. Contudo, isto não deu certo por um motivo bem simples e que demorou para achar a resposta.

O erro era que apesar de construir o token corretamente, ao checar a validação utilizando o endpoint fornecido pelo DRF, sempre recebia como resposta que meus valores não eram válidos para obter o token.

Para contextualizar, minha classe User possuia alguns campos extras fora a herança da classe AbstractBaseUser. E este foi meu erro.

Uma coisa bem simples mas que não é explícita na documentação é que o DRF espera que minha classe de usuário herde da classe User fornecida pelo Django (por questões de compatibilidade). 

E foi isso, galera, acho que vou começar a postar soluções para micro problemas por aqui também.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s