Aprendendo Data Science – episódio 4 – DATASETS, DATASETS!

Saber onde começar é uma das partes mais difíceis em qualquer processo, especialmente os criativos, então tive um grande problema quando achei a área de mineração de dados e quis estudar sobre ela. Tive a sorte de estudar no CIn – Centro de Informática, aqui na UFPE, e encontrei uma cadeira chamada “Mineração de Dados” ministrada pelo professor Jorge Paulo Adeodato.

E estou decidido à trabalhar com data mining voltado para saúde ou atividade física, infelizmente minha primeira tentativa não foi tão bem sucedida, achei que conseguiria indiciar onde “seria o melhor bairro para colocar uma academia da cidade” , contudo, o grão “Bairro” possui poucas unidades (utilizando a base de academia da cidade ,e os dados do samu),   então não possui significância estatística para mineração. Mas segundo o professor posso escolher datasets estrangeiros e propor problemas relevantes que eles abordaram e abordar aqui no Brasil de uma forma diferente( um copy-cat), veremos o que sai.  Mas com esta pesquisa achei bons datasets como:

https://catalog.data.gov/dataset (Dados do governo americano,simplesmente 124k+ DATASETS!!!)

http://datahub.io/dataset ( um GitHub somente para datasets? sort of, tem muito missing dataset mas parece ser um projeto promissor.)

http://www.nlm.nih.gov/hsrinfo/datasites.html#524Federal (Um Index de datasets sobre saúde, pode ser interessante pesquisar sobre)

E finalmente, alguns bons artigos que achei:

http://journals.plos.org/plosntds/article?id=10.1371/journal.pntd.0001258

Clique para acessar o twitter_health_icwsm_11.pdf

Ambos utilizam data mining em análise de SMN(Social Media Networks) para prever surtos de doença, espero que vocês curtam as aplicações de IA.

Espero vocês que curtam as novidades deste post, abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s